Link

Visite também meu outros blog: http://lirismoplural.blogspot.com/

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Saber discordar

Muitos pensam que a concordância
É a fonte única que induz ao progresso
Esquecem de uma ferramenta importante: a discordância
Que aumenta o arsenal de opções de sucesso

A discordância bem conduzida
Com certeza só tem a somar
Contudo, alguns perversos fazem das díspares idéias
Motivos para se mutilar

A discórdia é um exemplo
De discordância mal conduzida
Um ódio criado por uma pequena chama
Que se torna grande incêndio por toda uma vida

A desavença, mais uma das chagas
Que fere, que quebra entre os humanos o elo
Muitas vezes iniciada por pueril melindre
Se converte a um mortal duelo

Proporciona, então, uma discordância saudável
Orientada pelos ideais de Jesus
Idéias divergentes aumentam o leque de alternativas viáveis
Pois, da discussão bem feita, sempre nasce a luz

Me oriento nos exemplos de Jesus
Pois seu exemplo de vida me traz fé
Mas respeito quem acredita em Shiva
Buda, Preto Velho ou Maomé

O homem que procura reliogiosidade
Busca e anseia por evolução
Diferentes pontos de vista em uma mesma humanidade
Em busca da intersecção

Mesmo aquele que não acredita
Em uma força superior
Se tem como ideal ser um homem de bem
Tem o meu respeito com louvor

E assim caminha a humanidade
Heterogênea como água e óleo misturados
Porém, um foco deve ser comum às nações que divergem
Um estável consenso de paz entre os povos congraçados

Fernando Luiz

3 comentários:

  1. "Me oriento nos exemplos de Jesus
    Pois seu exemplo de vida me traz fé
    Mas respeito quem acredita em Shiva
    Buda, Preto Velho ou Maomé
    [...]
    Se tem como ideal ser um homem de bem
    Tem o meu respeito com louvor"

    Ah, se todos pensassem assim...
    Excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo.

    Os diferentes nos completam.
    Mais é preciso cuidar do que nos diferencia,
    para que a distância
    não se transforme em abismo,
    e destrua o que poderia
    ser plenitude.

    Alegrias plenas para ti.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo Fernando

    Hoje estou passando para agradecer
    a sua amizade.
    Amizade que torna a vida preciosa.
    Que enche de cores as minhas palavras.
    Que me faz ainda mais feliz,
    com o afeto distribuído
    a cada visita,
    a cada comentário
    e a cada palavra escrita
    no livro dos meus dias.

    Sua amizade me faz melhor.

    ResponderExcluir